sexta-feira, 28 de junho de 2013

Uma biblioteca que cresce com seu filho

Os livros devem acompanhar o desenvolvimento da pequena desde os primeiros meses de vida.


Nenhum especialista hesite: entre em contato com os livros da casa é essencial. A leitura estimula o desenvolvimento das crianças, a imaginação, a criatividade é uma forma de carinho, que ajuda a conhecer e compreender o mundo à sua volta ... Os livros são uma forma privilegiada para atender todas as suas necessidades. Portanto, os pais são avisados ​​de que, desde o nascimento, geram em seus filhos um senso de que a leitura ocorre em um poço.
Livros ajudar no conhecimento, mas não devemos esquecer que também oferecem conteúdo de entretenimento, é uma maneira de se divertir, de sonhar, de imaginar, de rir ... E para todas as idades e para todas as crianças, sem livros que correspondem seu desenvolvimento. Eles são grandes leitores dependem em grande parte dos pais. Eles devem saber o que os interesses e as necessidades de seus filhos um exemplo em casa, lendo a pequena mesmo quando apenas balbuciar; trazer para livrarias, bibliotecas, acompanhar a escolha do livro (procurando informações na internet ou aceite os conselhos do livreiro ), falar com as crianças sobre livros e nunca mais tornar a leitura um castigo.
Três especialistas dão dicas para saber quais livros são mais adequados de acordo com a idade: Eliana Maridueña, publicado pela Juventude, Isabel Lane, diretor-geral das publicações editoriais e Elsa Aguiar BRUNO responsabiliza pelo conteúdo de literatura infantil da editora SM.

De 0 a 3 anos

Quanto mais cedo melhor, os especialistas aconselham. Desde o nascimento, os bebês podem se familiarizar com livros. "Não se concentre seus olhos, não pode nem mesmo segurá-los, mas eles podem entender sua musicalidade ea poesia das canções", diz Elsa Aguiar responsabiliza pelo conteúdo de literatura infantil publicado pela SM. "A coisa mais importante é criar na criança o sentimento de que a leitura ocorre em uma atmosfera de bem-estar, descontraído, íntimo e amoroso. Isso é algo gradable. Portanto, é importante olhar em seus olhos quando eu li ", acrescenta.
E a oferta para este estágio muito precoce é enorme. Sim, eles são livros que devem sempre garantir a sua segurança. "Eles não contêm peças pequenas ou materiais tóxicos", alerta Elizabeth Lane, diretor de publicações da editora de Bruno. "Papelão e dicas redondedas, pesando apenas para que eles possam pegá-los com as mãos", diz Eliana Maridueña, Departamento de Comunicação Editorial Juventud. É uma forma de promover suas habilidades motoras.
De livros de plástico para o banho, dentição, para os outros com diferentes texturas, sons, imagens grandes, com cores contrastantes para que eles possam distinguir melhor ...
Eles devem ser os livros que vai ajudar a despertar os sentidos e promover o seu desenvolvimento evolutivo, especialmente psicomotor e emocional ... O livro torna-se um jogo, um elemento natural que faz parte do seu ambiente.
A partir de trabalho e certos personagens, especialmente animais que permitem que os bebês a desenvolver afeto e apengan eles. Livros com aba e com as palavras do filho associado a uma imagem. É uma maneira de começar a desenvolver o vocabulário de dois anos, quando a linguagem explode.
Depois de dois anos e foi ferido com suas palavras, a criança começa a falar. Isto é, quando as crianças começam a identificar objetos, formas de aprendizagem, incluindo as emoções básicas (tristeza, raiva, feliz), rotinas do seu dia-a-dia (levantar-se, ir à escola, comer, ir para a cama, escovar os dentes), o primeiro números, o alfabeto, estações, cores ... "Tudo para começar a controlar o mundo em que vivem. São livros que os adultos podem ler, encenar e ajudar a criança a entender ", diz Elsa Aguiar. A partir de agora você pode começar a contar os primeiros clássicos adaptados.

De 3 a 6 anos

Além de desenvolver ainda mais todos os recursos acima, nesta fase há uma mudança fundamental. Linguagem, seu vocabulário, cresce a cada hora, mas também "a fase de iniciação está lendo, o que chamamos de pré-leitura. E não tem pressa, mas é essencial para enriquecer a sua vocabolucario, que a criança compreenda a mensagem dos livros, com frases simples. Para isso você pode apoiar outros elementos, tais como ilustrações ", diz Isabel Carril.
Nessa idade, as crianças entendem os livros com a história e imagem, pode seguir os desenhos de acordo com o que eles estão dizendo. Eles gostam de ver livros tridimensiones, imaginativas e também da vida cotidiana, você pode começar a entrar em valores, inteligência emocional ... Eles gostam de livros e jogos participativos, criativos ou as canções, adivinhas e rimas fáceis. Começar a entender o básico primeiro.
Novos hábitos de trabalho, mas agora você pode fazer diferente: uma história para a criança que tem problemas para dormir, ou não querem ir à escola, ou eles podem ignorar o xixi durante a noite. Você também pode começar a lidar com medos: do escuro, de monstros ...
Temos de começar a estimular a imaginação. "A imaginação deve estar sempre presente, porque os filhos até que eles são mais velhos não fazem distinção entre a realidade ea fantasia também. Você tem que desenvolver isso e inocular para não perder a capacidade de criar e sonhar com outro mundo "Elsa Aguiar recomendado.
Saciar a sua curiosidade é outro objetivo nesta fase: para responder às suas perguntas, de onde vem o leite ou iogurte, ou por que a mudança de cor luzes.
E nunca se esqueça do humor, como observado Maridueña Eliana, que gosto muito.
"Há muitos caminhos na leitura, é sobre a criação de leitores eo caminho é diferente para cada criança", diz Elsa Aguiar.

De 6 a 8 anos

Você está leitores, pode continuar livros curtos, com argumento, onde predominantemente acompanhar a imagem, linguagem simples e frases com palavras novas facilmente entendidas no contexto e com episódios ou capítulos que fecham a história. Mas cuidado, muito cuidado nesta transição deve ser feito sem problemas. "Ele ainda pode ter dificuldade para ler um livro inteiro. Tenha muito cuidado quando de repente abandonar o hábito de ler, porque eles já sabem como fazer a seis anos de idade. Eles têm que receber uma dose da literatura adulta e liberando lentamente a tarifa mão, como eles aprendem a andar ", alerta Elsa Aguiar.
É a idade da fantasia, da imaginação, comece a sonhar, a experimentar, sentir medo ... Então, eu gosto de todos os tipos de histórias. Os temas são muito variados: eles adoram a série de personagens que geram proximidade de caracteres que podem ser identificados (a menina que é um lixo na escola e lutou por eles tiraram as pinturas) livros incríveis recorrer a eles (romances policiais para crianças, onde os casos são investigados com quebra-cabeças, jogos ...), livros de animais, princesas e piratas, continuar a cultivar os valores (recompensa, perseverança, solidariedade, honestidade). .. Introduzir determinadas situações da realidade pai não tem emprego, a morte ...

De 8 a 12 anos

Eu li mais, as leituras são mais extensos e complicados. As imagens já não são um adjuvante para facilitar a compreensão e as histórias crescer em intensidade. No entanto, o livro tem que ser atraente e claro tipografia. "As crianças estão cada vez mais crítico e não acreditar em tudo que é dito. Mas o mundo da fantasia existirá. Agora, quando a criança está sendo definido por seus gostos. Para descobrir o que o livro pode fazer bem, é melhor perguntar o que é a última coisa que você gostou? "Diz Isabel Carril.
O interesse continua, que mistura realidade com fantasia, tem um estranho senso de humor, como as aventuras da gangue, aventuras, heróis, ficção científica, mistério e histórias de detetive, os personagens que são identificar ...

De 12 a 14 anos

Eles são capazes de desfrutar de histórias complexas, livros de mais de cem páginas. No entanto, as frases não deve ser demasiado longo e complexo ou de primeira acção para a descrição. As ilustrações quase desaparecer, permitindo espaço para a imaginação. Entenda quase todas as palavras e situações.
Funciona bestseller porque "os adolescentes são muito sociáveis. Depois de ler certos livros é uma forma de grupo ", diz Elsa Aguiar.
Bifurcar entre a fantasia, mas também livros que lhes interessam conectar-se com sua realidade e que eles estão vivendo (drogas, amor, sexo, imigração, vivendo em sala de aula). Eles começam no romance. É uma boa hora para começar com adaptações de clássicos literários, comece interesse romântico nele. Eles gostam da aventura, viagens, romances policiais de espioneje terrorista, fantástico com conteúdo sobrenatural. Despertar o interesse em biografias de figuras de destaque, para as versões de mitos e lendas.

Adolescentes

Os livros devem abordar questões de ser e sentir do adolescente com sentados questões identificadas e tratadas, que pode intersarlos: preocupações sociais, profissionais emocinones mesmos estão refletidas nesses personagens fictícios:
Romances realistas de questões contemporâneas: ecologia, o terrorismo, o racismo, a enfemedades como anorexia, bulimia, problemas de dependência, Tribur urbanoas, suspense, ficção científica épica romances fantásticos e poemas de amor, histórias em quadrinhos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário