quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mães costuram leitura para os filhos

Matéria publicada em 24/04/2011


Projeto-piloto em Arapiraca incentiva mulheres a produzir livros de pano para alunos de escolas públicas e creche

David Salsa
Repórter

Arapiraca (Sucursal) – O gosto pela leitura é incentivado cada vez mais cedo em Arapiraca. Um projeto-piloto está despertando nas mães dos alunos o amor pela leitura através de um ofício que a maior parte delas aprendeu com suas avós, a arte de costurar.

A iniciativa tem o objetivo de envolver as mães dos alunos com a produção de livros de panos e de materiais acessíveis às crianças que estudam nas escolas da rede municipal de ensino e, também das creches mantidas pela prefeitura.

As oficinas tiveram inicio no último mês de março, com a participação de 33 mães de alunos que estudam na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, localizada no bairro Nova Esperança, na periferia da cidade.

No estabelecimento estudam cerca de 500 alunos e a idéia é que as mães das crianças aprendam a produzir os próprios livros.

ETAPAS

Nessa primeira etapa do projeto, duas educadoras-monitoras repassam os conhecimentos nas oficinas técnicas, enquanto uma contadora de estórias estimula a criatividade das alunas.

Como parte do trabalho, a prefeitura adquiriu três máquinas de costura e todo material, incluindo tecidos, linhas, agulhas e outros produtos necessários para a viabilização do projeto.

“Nossa proposta é incentivar a prática da leitura entre mães e alunos, com muita criatividade e imaginação, além, de , num futuro próximo, estimular a criação de uma cooperativa para a geração de renda com as mães que residem na comunidade”, revela a bibliotecária Wilma Nóbrega.

Ela também adianta que o projeto inclui a instalação de bebetecas em cada escola e nas creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças de até cinco anos de idade.

Para Wilma Nóbrega, o projeto vai além do ato de costurar e produzir livros.

“ Essa iniciativa permite que as mães possam interagir com a educação de seus filhos e os filhos de outras pessoas, fortalecendo ainda mais o gosto pela leitura e, conseqüentemente, a qualidade do ensino e do aprendizado”, acrescenta.

À MÁQUINA

Arte da costura já está mudando histórias de vida em Arapiraca

A dona-de-casa Cicera Souza Moraes, 28, casada e mãe de um filho menor de nove anos, acredita que o projeto pode mudar a sua própria história.

Ela conta que, antes de fazer parte do projeto, sabia pouco da arte da costura. Cicera Souza Moraes também revela que os afazeres domésticos tomavam todo o seu tempo e não sobrava tempo para ler livros ou ouvir estórias.

“Agora, resolvi mudar a minha história. Estou aprendendo novidades e quero aproveitar essa oportunidade para fazer mais coisas e ganhar algum dinheiro com a arte da costura em livros e ajudar no sustento de minha família”, comenta a dona-de-casa.

Toda a produção de livros de pano, confeccionada pelas 33 mães da Escola Zélia Barbosa Rocha, será apresentada à sociedade de Arapiraca, no próximo sábado(30), em solenidade marcada para a Praça Luiz Pereira Lima, no centro da cidade.

Após o lançamento oficial do projeto, a idéia é levar a iniciativa para as outras sete escolas de tempo integral que funcionam na área urbana e, também, na zona rural do município.

3 comentários:

  1. Cláudio,
    Lindo projeto! Mães que costuram livros,
    costuram também o amor pela leitura, amor
    pelo livro, a criatividade, a educação dos
    filhos, a qualidade de ensino, o aprendizado
    e a oportunidade de ganhar algum dinheiro,
    para ajudar no sustento da família.
    Parabéns pelo post!
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa ! que projeto apaixonante.
    Eu estou participando de um projeto em que as mães de várias cidades trocam livros, chama se ciranda do livro , eu e meu filho estamos adorando.
    http://conversinhasdeme.blogspot.com/

    ResponderExcluir