terça-feira, 12 de abril de 2011

‘Bebeteca’ é opção para crianças de até 3 anos

Neila Storti
neila.storti@folhadaregiao.com.br

Contribuir para a formação de futuros leitores e incentivar um espaço de descobertas para crianças de zero a três anos é um dos projetos que podem ser desenvolvidos dentro de uma "bebeteca", a biblioteca para os bebês. A bibliotecária e professora de educação infantil Cristiane de Paula Momesso Garcia Luiz apresentou esta ideia durante o curso sobre hemerotecas desenvolvido pelo Ler para Crescer. Ela realizou seu trabalho de conclusão de curso na Unesp (Universidade Estadual Paulista) discorrendo sobre o tema.
O proposta é atender as crianças menores junto com os pais e ou acompanhantes proporcionando, de forma lúdica, um encontro agradável entre o mundo dos livros e o mundo da crianças, levando em consideração as necessidades e imaginação infantil.

Segundo Cristiane, a "bebeteca" tem como objetivo principal permitir que pais e bebês vivenciem diversas formas de leitura e aprendizado, além de criar um vínculo direto com a literatura. "A ‘bebeteca’ tem a capacidade de fomentar a curiosidade e formar cidadãos futuramente mais críticos", afirma.

ORIENTAÇÕES

Para que o espaço seja compatível com seu público, a “bebeteca” deve ser um espaço de fácil acesso, com a segurança necessária para acolher os pequenos. Para o acervo é importante adquirir livros que agradem as crianças."Os adultos se esquecem de que quem tem que gostar dos livros são elas”, lembra a bibliotecária.

A dica é verificar as novidades do mercado editorial e abastecer a "bebeteca" com um pouco de tudo. Livros com imagens do cotidiano e da realidade das crianças são interessantes. Cores e formas, animais, com textura e até cheirinho de frutas são atrativos.

Um dos pontos mais importantes para que o projeto tenha sucesso é com relação aos cuidados com a manutenção, segurança e higienização do local. Além da limpeza diária para ficar livre do cheiro de pó, o ambiente deve estar sempre com todos os materiais esterilizados. "Pode-se adotar como parâmetro as metodologias de higienização e esterilização das brinquedotecas, pois os materiais apresentam semelhanças, já que são livros de plástico, tecido, cartonados, entre outros.

Para Cristiane, uma das garantias desse trabalho é a contribuição para a educação. "Meu maior prazer é saber que os primeiros passos serão dados e que mais para frente os frutos irão render cidadãos fortificados pelo estudo em sociedade mais crítica", finaliza.

Um comentário:

  1. Q grande ideia tenho um filho de 1 ano e 10 meses e fico sempre a procura de atividades culturais q auxiliem em sua formação, a bebeteca e uma ótima ideia, pena não ter nenhuma por aqui, pelo menos não q eu conheça. Vou procurar.

    ResponderExcluir