segunda-feira, 18 de abril de 2011

1001 maneiras de contar uma história

Variar a forma de apresentar um livro é meu trabalho aqui e pode ser o grande estímulo à leitura na sua casa


Como eu disse há umas colunas, vivemos hoje a época das possibilidades. Com tanta correria e opções de tarefas e divertimento para os dias em família, é mais do que hora de aproveitarmos.

Todos os meses eu indico na revista impressa diversos livros infantis. São muitos que leio por mês para escolher uma lista tão curtinha...

Todos os meses também temos em CRESCER um conto inédito de talentosos escritores e ilustradores na seção Quintal, que reúne ideias incríveis para os pais passarem ótimos momentos com os filhos. (o bom de escrever uma coluna assim, bem pessoal, é que o posso usar e abusar dos adjetivos! Rs). As histórias fazem parte de nosso acervo na seção Contos do Quintal no site Livros Pra uma Cuca Bacana.

Há uns meses estreamos uma outra forma de apresentar um bom livro: o nosso vídeo Livro Contado. No primeiro convidamos Henrique Sitchin, fundador da Cia Truks de Teatro de Bonecos, um dos melhores grupos de teatro para crianças do Brasil. Com ele apresentamos Marcelino Pedregulho, um clássico imperdível do escritor e cartunista francês Sempé, original de 1969 e que a Editora Cosac Naify acaba de lançar aqui. Confiram o nosso vídeo e, aguardem: em 2011 teremos muitos, muitos mais!

Tudo que fazemos aqui tem um único objetivo: inspirar. Tento colocar em palavras sentimentos às vezes difíceis de explicar. Como a gente diz exatamente o impacto de um livro em nossas vidas? Pois é. Muitas vezes o leitor nunca dará essa resposta. Mas cabe a nós incentivá-lo a ter experiências, e que essas experiências se transformem no rol de memórias que a criança vai carregar a vida toda. Junto com os personagens e depois os já escolhidos autores preferidos, vale ficar marcado também a lembrança de como aquele livro foi apresentado, lido pela primeira vez. Quem leu? Quem deu risada? Quem se emocionou? Os personagens e enredos são nossas fantasias. Mas quem conta e como conta é ligação de carne, osso, voz e ouvido: e esses laços nunca se rompem.

Cristiane Rogerio é editora de Educação e Cultura da Crescer e adora se perder entre os livros.

Fale com a colunista

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário