terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Projeto “Lê pra mim?”


O texto abaixo foi retirado do blog http://lepramim2010.blogspot.com

APRESENTAÇÃO

“Lê pra mim?” é um projeto cultural onde oito atores formadores de opinião irão encabeçar a leitura de livros de histórias infantis para as crianças, durante 4 finais de semana, com entrada franca, em Janeiro de 2010, no Centro Cultural Correios.

Sônia de Paula, atriz e produtora de teatro, é a idealizadora deste projeto. Trabalhando há 13 anos com teatro infantil, sempre baseados nas histórias da Carochinha, Sônia se volta para o mercado da literatura infantil, unindo a arte da representação, os atores, aos autores de livros que escrevem para o universo da criança brasileira.

Por ter atriz de telenovelas, Sônia tem grande penetração junto aos seus colegas de profissão e já contactou os atores que vão encabeçar as leituras são: Bete Mendes, Milton Gonçalves, Dhu Moraes, Flavia Alessandra, Otaviano Costa, Emiliano Queiroz, David Lucas e Du Mosckovis. E todos se mostraram felizes em fazer parte deste projeto.

Além dos atores conhecidos da mídia e formadores de opinião, outros atores em formação e não tão conhecidos ainda pelo grande publico farão parte de cada leitura.
A literatura brasileira é recheada de grandes nomes ligados ao mercado cultural infantil. Escolhemos alguns deles que representam o que há de melhor nesta literatura voltada para a formação das crianças brasileiras. Será lido a cada dia um livro de um autor consagrado da literatura infantil. São eles: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Maria Mazzetti, Ziraldo, Roger Mello, Pedro Bandeira e Eliardo França.

Será ocupado qualquer salão do primeiro ou segundo pavimentos, aos sábados e domingos, sempre às 17h e com duração de 1 hora.

As crianças ficarão acomodadas em almofadas grandes em formato de livros gigantes.

Ao fim de cada apresentação, as crianças serão incentivadas a escrever um aerograma para um amiguinho contando a historia do livro que acabaram de ouvir, sugerindo que o amigo também leia. Os aerogramas serão enviados pelos Correios.

O objetivo maior é incentivar a leitura, a escrita e a comunicação entre as crianças, com os contadores de historias sendo pessoas formadoras de opinião, atores de televisão, que vão mostrar às crianças que a literatura é importante nas suas formações, e não só a televisão e a internet.

JUSTIFICATIVA

Pegar atores consagrados da mídia, que possuem um respeito junto ao publico e, principalmente, junto às crianças, é a forma que foi encontrada para mostrar a estas crianças que as pessoas que eles vêm na televisão ídolos também têm o hábito de ler ou costumam ler para seus filhos e netos.

A Literatura Brasileira Infantil é um rico mercado cultural e é a base de toda uma geração futura de leitores, consumidores de cultura e profissionais respeitados no mercado. Cultura de mais nunca faz mal. E são nos livros que se busca a informação precisa para a formação dos seres humanos e futuros comandantes e agentes culturais do país em que vivemos.

Os atores escolhidos representarão a família de cada criança. Temos pais, mães, avôs e avós. Escolheu-se os atores que trabalharam em programas cujas crianças têm simpatia, como o Sitio do Picapau Amarelo, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Zorra Total, entre outros.

São atores que possuem uma grande visibilidade nacional e justamente por isso poderão ligar seus nomes a esta causa tão nobre que é manter cada vez mais viva a literatura infantil, mostrar aos jovens de hoje que seus futuros dependem do conhecimento, dos estudos, da cultura adquirida na faze inicial de suas vidas. São profissionais que agregam valores a literatura infantil.

E justamente por conta da internet e da televisão, as crianças de hoje em dia se afastaram dos livros. Está se trazendo a televisão para perto dos livros, mostrando que os artistas que vemos na televisão são também leitores e cidadãos cultos por conta deste belíssimo habito de ler.

Os autores escolhidos representam o que há de melhor em nosso vasto mercado editorial da literatura infantil. Escolheu-se quatro homens e quatro mulheres escritores para representar toda uma classe de autores, sem privilégios e sem distinção entre credos, raças e regiões de nascimento dentro de nosso país.

É um projeto de suma importância para valorizar a literatura junto as crianças, manter viva a imaginação das crianças através da leitura e mostrar a essas crianças que elas podem buscar no mercado editorial, sendo autores, contadores de historia, ou até mesmo atores, um futuro seguro para suas vidas profissionais.

OBJETIVOS

• 8 apresentações, aos sábados e domingos, às 17h, no
Centro Cultural dos Correios, em janeiro de 2010;
• Primeira Leitura dia 09 de janeiro
• Entrada grátis;
• No máximo 50 crianças por apresentação;
• Utilizar um salão do Centro Cultural dos Correios para 50 crianças sentadas em almofadas em formato de livros;
• Valorizar e dar visibilidade à literatura infantil brasileira;
• Incentivar a leitura para as crianças brasileiras;
• Incentivar a comunicação entre as pessoas através do uso dos Correios, como alternativa segura para os tempos de informática e internet;
• Tornar este projeto permanente no Centro Cultural dos Correios com edições anuais

PÚBLICO ALVO - formado por crianças a partir dos 4 anos de idade, de todas as classes sociais, moradoras de qualquer região da cidade do Rio de Janeiro, alunos de escolas publicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. Diretamente serão beneficiadas 400 crianças. E indiretamente todas as pessoas que se informarem sobre estas leituras na mídia ficarão interessadas em dar um livro de presente para alguma criança mais próxima.

AS LEITURAS

As datas de cada ator ainda estão sendo fechadas.

As datas, os livros e os leitores são:
09- Ziraldo - "Menina Nina“ – Bete Mendes
10- Ana Maria Machado - "Brincadeira de Sombra“ – Otaviano Costa
10- Pedro Bandeira - "O Melhor Presente“ – Flávia Alessandra
16- Eliardo Franco - "O Rei de quase tudo“ – Du Moscovis
17- Monteiro Lobato – “A Pílula Mágica” – David Lucas
23- Ruth Rocha - "Marcelo, Marmelo, Martelo“ – Dhu Moraes
24 - Lilian Gramacho - "O Filho do Meio" - Milton Gonçalves
30- Maria Mazzetti - "Ouve Só“ – Sônia de Paula
31- Roger Mello - "Todo Cuidado é Pouco” – Emiliano Queiróz

CURRICULOS

SÔNIA DE PAULA – IDEALIZADORA: Produziu as peças: Casamento de Dona Baratinha (1996-2008), A Cigarra e a Formiga (1998), Libel e seu Palhacinho (1999), O Patinho Feio (2001), Uma professora muito maluquinha (2002-2006), O Jardim das Fantasias (2005-2007) e Rapunzel (2008); as peças adultas As Moças do Segundo Andar (1997), Um Piauiense no Rio de Janeiro (1998), Os Aposentados (2003-2004). Foi coach na novela Alma Gêmea e especial de fim de ano da Xuxa em 2005 com Dir. Ignácio Coqueiro. Atriz da Tv Globo em Beleza Pura, Sitio do Picapau Amarelo, A Indomada, Explode Coração, Lua Cheia de amor, Mulheres de areia, Estúpido Cupido, Sem lenço, sem documento, Os Trapalhões; em teatro, atuou em As moças do segundo andar, Capital Federal, Abelardo e Eloisa, Último Carro, A mulher de todos nós, A longa noite de cristal, Viva o cordão encantado, O Santo Homem, O beijo da louca, Mais vale um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube, entre outras.

MARCELO AOUILA – REALIZAÇÃO e CENOGRAFIA – Produziu as peças de teatro adulto: “Avós, mulheres e couves portuguesas”, “A Moratória”, ”Os Aposentados”, “Em Busca do Homem Perdido”, entre outras. Produziu as peças infantis com a atriz Sônia de Paula: “O casamento de Dona Baratinha”, “O Patinho Feio”, “Uma professora muito maluquinha”. Cenógrafo peças adultas: “Ai! Fugir, casar ou morrer”, “Belíssima!”, “Um bonde chamado Desejo”, “Aberrações, ”Os Aposentados”, “Em Busca do Homem Perdido”, “Avos mulheres e couves portuguesas”, “Rapunzel” e “Por que não” e os shows de Isabella Taviani no Canecão e Danni Carlos no Vivo Rio e Tom Brasil.

Os Atores

FLAVIA ALESSANDRA - Seu primeiro papel de destaque foi como a Dorothy na novela A Indomada, em seguida veio sua primeira antagonista Lívia Maciel na novela Meu Bem Querer, Atuou como Lívia da novela Porto dos Milagres e O Beijo do Vampiro. Voltou ao posto antagonista como Cristina em Alma Gêmea, co-protagonizou Pé na Jaca e Duas Caras. Atualmente é a protagonista da novela Caras e Boca, de Walcyr Carrasco.

MILTON GONÇALVES – seu ultimo trabalho na TV Globo foi no programa Força Tarefa. Atuou nas novelas América , Cobras & Lagartos, Sinhá Moça, A Favorita , entre outras. No cinema, seus últimos trabalhos foram em Xuxa em Sonho de Menina , Segurança Nacional e Fica Comigo Esta Noite.

BETE MENDES – atualmente na novela Caras e Bocas. seus últimos trabalhos em televisão são Sítio do Picapau Amarelo, Páginas da vida, América, Seus olhos, A casa das sete mulheres, Aquarela do Brasil, Terra Nostra, entre tantos outros.

EMILIANO QUEIROS - Trabalhou em inúmeras telenovelas e filmes. No cinema, atuou em Independência ou morte, O grande mentecapto, Tiradentes, O Xangô de Baker Street, Madame Satã, Casa de areia, entre outros. Na televisão participou de Senhora do destino, As filhas da mãe, Cambalacho, O Bem-Amado, Pai herói, entre outras.

DHU MORAES - Foi integrante do grupo vocal As Frenéticas. Também fez parte do grupo Mucamas do Painho e Radio Stars, ambos derivados de suas participações em programas do Chico Anysio, Chico Anysio Show. Nos anos 70, além de ter participado da montagem de Hair, fez parte de um grupo inspirado nas The Supremes, de nome "Sublimes". De 2001 até 2006 fez a personagem Tia Nastácia no Sítio do Picapau Amarelo da Rede Globo.

DU MOSCOVIS - Como dublador, atuou no filme Tarzan (1999) - Tarzan adulto. Em TV, trabalhou nas novelas Alma Gêmea, Senhora do Destino, Kubanacan, entre outras. Ganhou os prêmios Prêmio Contigo! - Melhor par romântico por Por Amor e o Troféu Internet (SBT) - Melhor ator por O Cravo e a Rosa - Julião Petruchio.

OTAVIANO COSTA – atualmente na novela Caras e Bocas. Ator e apresentador de televisão, passou pelas emissoras Band, SBT, Record e atualmente na TV Globo. Apresentou o programa da MTV, TV Teen, Domingo Espetacular, Jogos de Família, entre outros. Em dramaturgia atuou nas novelas Amor e Intrigas, Éramos Seis, Casa da Angélica, Escolinha do Golias, entre outros trabalhos em televisão.

DAVID LUCAS - O início de David Lucas foi no teatro, por influencia da irmã, que também é atriz. Com 7 anos fez sua primeira peça. Três peças depois, pediu para a mãe o inscrever em uma agência de TV. Apenas 20 dias depois, surgiu o teste para "O Pequeno Alquimista", seu primeiro trabalho dele na televisão. Depois, fez uma participação no "Zorra Total". Ainda em 2005, David Lucas participou da novela "Alma Gêmea" e, em 2007, atuou no seriado "Minha Nada Mole Vida", Fazendo o personagem Hélio. Em 2007, David Lucas também participou da novela "Beleza Pura", a convite do diretor Rogério Gomes, interpretando um personagem que sofre de uma doença respiratória crônica. Em 2008, atuou na peça infantil "Pedro no Mundo da Imaginação" Em 2009 participou da novela "Caras & Bocas", atuando no papel de Espeto.

A EMPRESA PRODUTORA

IGART - Direção de produção das peças: “O Casamento de Dona Baratinha” – viagem ao nordeste do Brasil em 2006 e no Shopping da Gávea, teatro Clara Nunes em 2007 – patrocínio Eletrobrás e Grupo Positivo, Teatro Miguel Falabella e Teatro dos Grandes Atores (2008), Teatro Municipal de Resende – novembro de 2008, Circuito Cultural Sesc CBTIJ com apresentações em 4 escolas da rede publica da cidade do Rio de Janeiro. “Uma professora muito maluquinha” – viagem ao interior de São Paulo – Americana, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Franca e Orlândia – 2007 – patrocínio Grupo Positivo.

8 comentários:

  1. adorei a ideia! moro em uma comunidade ribeirinha muito carente.gostaria de implantar este projeto aqui.como faço para conseguir os livros? obrigada! marina gonzaga

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Silmara eu adoraria ser voluntaria para ler para as crianças de creches escolas orfanatos e tbem casa do idoso,asilos,hospitais etc..pois acho que os idoso adorariam a voltar a ser crianças e sei que atravez da leitura todos nós podemos viajar,como eu posso fazer moro em joinville SC.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de parabenizar por este projeto lindo,so uma sugestão que tbem podessemos ler para outras intituições como asilos,orfanatos,hospitais levar a leitura e a alegria para pessoas que não tem acesso a livros,ou não podem,quero muito ser voluntaria como posso fazer.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silmara
    Obrigado pelo interesse!
    O que vc poderia fazer para ajudar...
    Vamos lá
    Procure essas entidades, verifique se eles tem alguma atividade relativa a isso.
    Se não tem, proponha essa ideia para eles, verifique se eles tem esse interesse.
    As entidades gostam que você tenha esse compromisso assumido.
    Pq falar e não fazer direito as atividades, ter regularidade em fazer as atividades, etc.
    Abraços
    Claudio

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar pela idealização deste projeto.Seria possivel doar alguns livros que possam servir para minha turminha de pré-escola.Estou trabalhando muito a oralidade,leitura e escrita com contos,fábulas,etc.Ficarei muito feliz se alguém pudesse enviar mais livros para que essas crianças tornassem cidadãos ativos,participativos e reflexivos.Um abrçao!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Cristiane e sou professora contadora de história de um colégio de Barretos.
    Fiquei muito feliz em ver que existe pessoas que se preocupam com a leitura de nossas crianças.
    Hoje em dia é tão dificil projetar em nossos alunos a fantasia, imaginação e criatividade e nada melhor do que uma boa contação de história para iocorrer um resultado positivo.
    Parabéns pela iniciativa um grande abraço de uma contadora de histórias Tia Cris.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Maria das GRAÇAS , trabalho com educação infantil aqui na Cidade de santana de Parnaíba amei esse projeto.Pretento trabalhar esse projeto no próximo ano com a minha nova turma.Irei precisar de ajuda.Espero contar com apoio de vocês.
    Obrigada. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Letícia Vitória Sabino Ramos

    ResponderExcluir