quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Liberdade por meio da leitura

Penitenciária de Joinville arrecada livros e incentiva presos a estudar

Muito mais do que arrecadar livros e deixá-los à disposição dos presos, a direção da Penitenciária Industrial de Joinville quer dar aos detentos a chance de, pela leitura, conhecer novos mundos.

Com mais de dois mil exemplares disponíveis, a biblioteca da penitenciária se tornou um local de aprendizado para os presos. E é por meio da leitura que a comunidade pode ajudar com doações de livros para a instituição.

Segundo o diretor da prisão, Richard Chagas dos Santos, a principal ideia é viabilizar a qualidade penal do indivíduo e aprimorar seu retorno à sociedade. “Essas atividades recreativas e educativas proporcionam ao apenado o desenvolvimento da inteligência, favorecendo o bom comportamento. Assim, é possível alcançar um melhor espaço na sociedade e minimizar o tempo de segregação”.

Ele comenta que os resultados da leitura têm surtido efeito positivo em toda a penitenciária. “Temos como exemplo apenados que começaram com simples leituras e hoje terminaram o ensino médio. Ingressaram até em ensinos superiores”, explica o diretor.

O detento Arnaldo Machado Júnior não abre mão dos livros. “Depois que aprendi a gostar de ler, me tornei uma pessoa muito melhor, mudei meu modo de ser e de pensar. Hoje, sei que sou outra pessoa, graças aos livros”. Ele conta que as pessoas ao seu redor também notaram a mudança. “Família e amigos entenderam que se pode evoluir muito intelectualmente com um simples livro.”

Diretor Richard Chagas entrega livro para um dos detentos.
Incentivo à leitura é uma das atividades da Penitenciária Industrial de Joinville

Fonte: A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário