quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ONG Roedores de Livros

Manhãs cheias de histórias

Há cinco anos, a ONG Roedores de Livros, do Distrito Federal, desperta o interesse pela leitura em crianças de baixa renda através de contações de histórias, músicas e atividades artísticas

Bruna Menegueço

Os Roedores Celio, Tino, Ana Paula e Edna

Era uma vez um rei que, pasmem... comia histórias!!! Gente que come ouro, criancinhas, camarão, torta de maçã, caviar ou filé mignon é fácil de encontrar. Mas... HISTÓRIAS??? Pois esse rei comia toda e qualquer tipo de livro que à sua frente, do lado ou atrás aparecesse. Ordenava a seu criado Filé que untasse as páginas. De manteiga, mas só do lado de dentro. Nas bordas, capa e contracapa, nunca. Todo esse cuidado para que ele, o rei, não lambuzasse as pontas dos dedos.”

O livro O Rei da Fome (Ed. Ediouro), de Marilda Castanha, está ali bem à frente de uma turma de 40 crianças. Elas estão atentas ouvindo uma outra turma, só que de adultos, lendo pausadamente com a entonação que a narrativa pede. Aos poucos, algumas começam a se levantar. Querem ver os desenhos do livro, sentir as folhas de papel, entrar na história. “Tem de conquistar devagarzinho até chegar o momento em que eles não vivem mais sem os livros”, diz Ana Paula Bernardes, coordenadora do Roedores de Livros, ONG que já carrega no nome o tamanho da paixão pela leitura. Há cinco anos, ela reuniu os amigos Celio Calisto, Edna Freitas e o marido, Tino Freitas, para contagiar as crianças da cidade de Ceilândia, a 26 quilômetros de Brasília, com contações de histórias, músicas e atividades de artes plásticas.

Foi Ana Paula que teve a inquietação. O seu trabalho com formação de professores em literatura infantil, pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (onde trabalha até hoje), caminhava muito bem, mas faltava o principal: estar com as crianças. O desejo ganhou reforço quando Ana precisou criar um projeto de incentivo à leitura para uma biblioteca da região, trabalho que coordenou por seis meses. No final do projeto, ela quis continuar a atividade e convidou os três parceiros para montar a ONG. Pesquisaram lugares e conheceram comunidades até escolherem a cidade de Ceilândia e firmar parceria com um centro comunitário da região. O desafio era convencer os pais a levarem os filhos ao local. O boca a boca levou 900 crianças até eles, mas a cada ano um fiel grupo de 40 todo sábado de manhã estão lá, prontas para uma nova história.

Em cada encontro são apresentados três livros. Músico, jornalista e escritor, Tino diverte as crianças com a ajuda do violão, e as massinhas, pinturas e colagens também entram nas atividades semanais. O resultado se torna mais claro a cada semana: “No início, algumas crianças eram briguentas e não conseguiam focar na história mas, aos poucos, foram ficando mais atentas. E o mais importante é saber que o livro passou a fazer parte da vida delas durante a semana também”, conta Ana Paula. Isto é, de fato, a grande mudança, pois as crianças podem levar os livros para casa, de um acervo de mais de 800 obras adquiridas por doação.

Os Roedores (que têm um blog chamado roedoresdelivros.blogspot.com) precisaram trocar de lugar várias vezes e, desde março, estão em um espaço no shopping popular de Ceilândia. O fôlego vem das crianças. “É lindo quando um deles pede para ler um livro e sabemos que nenhuma história termina ali. Afinal, a história dessas crianças está só começando”, conta Ana.

Esta é uma reportagem do Projeto Generosidade. Todas as revistas da Editora Globo participam desta ação por um mundo melhor. Conheça os detalhes pelo site




2 comentários:

  1. Gostaria de divulgar meu trabalho.
    Sou artesã e artista plastica.
    Faz algum tempo que me dedico a organizar, fazer pequenas restaurações e encapar livros.
    Livros encapados tem durabilidade e conservação.
    Nada melhor que a divulgação do meu trabalho onde é para quem, como eu gosta muito de livros.
    " Livros fazem parte integrante da nossa historia,nosso conhecimento, nosso crescimento, nossos sonhos."
    meu telefone é contato é
    (11) 983656171
    meu e mail : fatimagatha@gmail.com
    fagathareis@hotmail.com
    Fatima Agatha

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de colocar meu livro ORAÇÕES E PRECES neste conceituado projeto, o livro se encontra em www.biblioteca24horas.com, pedidos podem ser feitos em leitor@biblioteca24horas.com
    Desde já agradeço,
    Encaminhe ao departamento responsável.

    ResponderExcluir