quinta-feira, 1 de julho de 2010

Todo mundo tem direito de ler

Crianças cegas e com baixa visão passam a ter acesso à literatura infanto-juvenil
 
ALTERNATIVO Coleção oferece leitura para quem tem problemas de visão

Ler é um dos passatempos preferidos das crianças e também dos adultos. Muitas vezes viajamos nas historinhas que lemos, nas ilustrações dos livros, e é sempre bom percebermos quando aquela leitura que fizemos nos ajuda em algo, nos ensina ou acrescenta alguma coisa em nosso conhecimento.

Entretanto, há milhares de crianças que não têm esse prazer de ler um livro, por terem problemas de visão.

Para que esses coleguinhas possam se divertir e aprender com a literatura também, a produtora cultural Silvia Maria Track, com o patrocínio da Fundação Nestlé Brasil, lança hoje na cidade de Araras, interior do estado de São Paulo, a Coleção Edelweiss, que contém os livros “Brisa-Brilho” e “Mãe da Vida”.

HISTÓRIAS

Em “Brisa-Brilho”, a autora Kathia Vieira usa o nascimento de uma brisa para mostrar o quanto devemos valorizar a nós mesmos e os conhecimentos que adquirimos.

Já Suzana Montauriol trata, em "Mãe da Vida", de temas sobre a diversidade cultural, ambiental e filosófica e usa textos poéticos e lendas para falar de auto-estima, cidadania e percepção da outra pessoa.

Para adaptar as obras às técnicas que permitirão a leitura pelas crianças com baixa visão, a produtora cultural Silvia Track, co-autora dos livros, seguiu as orientações sobre o tipo e tamanho das letrinhas, contraste de cores e contornos bem demarcados nas ilustrações.

Para também atender às crianças e adolescentes que não enxergam, metade dos exemplares foram transcritos e impressos em braille (o modo de leituras das pessoas cegas) e serão doados ao Pró-visão para redistribuição às bibliotecas das entidades de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário