sábado, 31 de julho de 2010

Projeto possibilita leitura em ônibus

Vinícius Fonseca

Paranavaí - A rotina dos usuários do transporte coletivo de Paranavaí (Noroeste) está mais leve. É que na cidade foi implantado neste mês o projeto ''Leitura Sem Fronteiras'', que distribui livros nos coletivos.

Na próxima semana, haverá estreia de uma nova etapa, com encenações de teatro. As peças poderão ocorrer dentro do terminal do município ou mesmo durante a viagem. Ao todo são 15 atores, divididos em grupos de três ou quatro pessoas. O projeto começou com a distribuição de sacolas com mais de 20 livros em toda a frota viária da cidade. ''Os passageiros podem ler durante a viagem ou mesmo emprestar as obras por até um mês'', comenta Alexandre Costa Santiago, gerente da Viação Cidade de Paranavaí (VCP).

Programa distribui livros nos coletivos de Paranavaí

Segundo ele as sacolas contêm clássicos da literatura, além de revistas e almanaques de palavras cruzadas. Os interessados em continuar a leitura em casa devem preencher uma lista distribuída junto com a bolsa. ''Todas as obras são catalogadas, apenas as revistas e os almanaques não precisam ser devolvidos'', esclarece Santiago.

A campanha conquista cada vez mais adeptos e os empréstimos das literaturas têm sido maior desde seu início. Para o gerente, esse comportamento já era esperado e cumpre com o objetivo do projeto. ''O Leitura Sem Fronteiras tem o objetivo fazer com que a população tenha aceeso há esse livros e o aumento na adesão dos passageiros mostra que isso está acontecendo'', argumenta.

Os livros utilizados no projeto foram doados pela Fundação Cultural de Paranavaí através da Biblioteca Municipal Julia Wanderley. Para o Diretor Presidente da instituição, Paulo Cesar de Oliveira, a campanha tem um impacto positivo sobre toda a população. ''Essas ações de incentivo à leitura são importantes pois contribuem até mesmo para formação dos nossos cidadãos''.

O Rotary financiou a produção das sacalas. Essa união em torno do ''Leitura Sem Fronteiras'', além de seu ineditismo são destacados por Oliveira. ''A gente percebe que todo mundo comprou a ideia e o fato de os livros estarem disponíveis dentro dos ônibus é um atrativo''.

Serviço: As doações de livros e revistas podem ser enviadas para a Biblioteca Municipal Julia Wanderley, em Paranavaí. Mais informações pelo telefone (44) 3902-1019.

Matéria publicada em 23/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário