sábado, 17 de julho de 2010

Pais, escolas e livros

Quando este trio estreita laços, sabemos que o incentivo à leitura está acontecendo para valer
Eu, a turma de crianças do Universitas e Flávia Poletto

Cristiane Rogerio

Vivi uma experiência muito bacana há algumas semanas. Fui convidada a um encontro com um grupo de pais na escola Universitas, na cidade de Santos, Baixada Paulista. O tema que levei para conversa foi Livro Infantil não É Livrinho: por que devemos valorizar a leitura com as crianças desde cedo. O convite nasceu de uma gentil conversa com a leitora de CRESCER Flávia Poletto, mãe de dois filhos e uma leitora assídua.

A ideia, claro, era bater um papo geral sobre literatura infantil e – nem teria como evitar – falar da minha paixão sobre o tema. E explicar que esta foi uma paixão conquistada, dia a dia, na leitura dos livros lançamentos, na conversa que tenho com escritores, ilustradores e especialistas no gênero. Uma paixão que se renova porque literatura infantil hoje ocupa um espaço enorme em minha vida.

E eu achei mesmo que ia explicar, explicar, explicar.

E, realmente, falei por uns 40 minutos sem parar sobre a importância de ler desde cedo e que livros para bebês – os de pano, os de plástico, os de poucas palavras – são um começo da relação de amor pelos livros, que curtir os livros com os filhos é uma delícia e fundamental, o perigo dos livros politicamente corretos para a formação das crianças... E os pais me olhando firmes, reagindo às minhas palavras e, o principal: atentos. Este foi um presente. Porque acreditei em cada olhar que vi ali. Afinal, somente o fato de eles terem escolhido o tema para conversar, mostra que são pais dedicados, que entendem seu papel na educação dos filhos. Parece fácil, mas não é.

Eu, cheia de informação de jornalista, livros lidos e amor pela literatura infantil voltei de Santos com um presente. Aquele encontro se tornou uma lembrança incrível. Houve muita boa conversa e as crianças (que entraram depois de serem “ocupadas” com aulas atividades físicas enquanto os pais estavam comigo) também curtiram depois, experimentando os livros que levei. Foi maravilhoso porque o que contou ali foi a intenção. Este grupo de pais foi um exemplo de como é possível e gostoso conversar sempre sobre o assunto. Seja entre eles, seja com os filhos, seja com eles mesmos, seja lendo CRESCER. Aceitem este convite sempre que puderem.

Cristiane Rogerio é editora de Educação e Cultura da Crescer e adora se perder entre os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário