sábado, 31 de julho de 2010

Livros no canteiro de obras

‘‘Era ele que erguia casas/ Onde antes só havia chão./ Como um pássaro sem asas/ Ele subia com as asas/ Que lhe brotavam da mão.’’ Assim começa o poema ‘‘Operário em Construção’’, de Vinicius de Moraes* (1913-1980), que mostra um trabalhador sendo construído através de - suas ideias e ideais.

No poema, o homem adquire força através de sua razão. Assim também o "Plantão Sorriso"** mostrou, em uma apresentação no canteiro de obras do edifício Brisas Igapó, na Gleba Palhano, que as dezenas de operários ali presentes podem crescer através da leitura. A apresentação, ocorrida na semana passada, foi promovida pelo projeto ‘‘Clube da Leitura’’, que a construtora A. Yoshii mantém em três obras.

Em cada canteiro, uma caixa com cerca de 50 livros e revistas é disponibilizada para os funcionários, que desta forma têm acesso a obras de literatura, autoajuda, livros técnicos e outros conteúdos sem nem sair do trabalho. Periodicamente, os exemplares são trocados por outros, como forma de diversificar o acervo oferecido.

Segundo Adriana Castro dos Santos, responsável pelo projeto, o objetivo da iniciativa é simplesmente criar o hábito de leitura nos operários. Porque ela sabe que as consequências dessa mudança vão longe. ‘‘O hábito de ler, mesmo que uma embalagem, um jornal, já faz a diferença em relação a quem apenas executa as coisas e não lê. O raciocínio se desenvolve e os benefícios se refletem não só no trabalho, mas na vida, porque eles crescem como pessoas’’, argumenta.

**Foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro

**Organização cultural criada em 1996 formada por atores especializados na arte do palhaço e treinados para atuar em hospitais. Semanalmente visitam seis hospitais em Londrina e um em Cambé

Matéria publicada em 29/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário