sábado, 3 de julho de 2010

Leitura - Exercício para mente e alma

VISITA: Fernanda e Letícia Biagi frequentam
semanalmente a biblioteca municipal acompanhadas
 pela mãe, Ester, que estimula a leitura diariamente
 com meia hora do exercício todas as noites

Ler é uma atividade que requer dedicação; alguns projetos estimulam a prática e facilitam o contato com obras diversificadas

Fernanda Mariano
fernanda.mariano@folhadaregiao.com.br

Em tempos de páginas virtuais e downloads de obras literárias completas, as bibliotecas mantêm fiéis frequentadores. Não têm mais o mesmo número de adeptos que já a procuraram um dia, mas está entre as tradicionais alternativas que estimulam e mobilizam para o exercício de ler. Especialistas frisam que a leitura é um hábito a ser desenvolvido. Precisa ser exercitado! As bibliotecas surgem como as academias próprias para o desenvolvimento desta habilidade, mas muitos outros projetos que priorizam a literatura podem ajudar neste processo.

Pessoas como Ester Alves Domingues Biagi e as filhas Fernanda, 8 anos, e Letícia, 11, visitam religiosamente a biblioteca Rubens do Amaral, em Araçatuba, pelo menos uma vez por semana. "Todos os dias, antes de dormir, temos um momento para a leitura, quando lemos por pelo menos meia hora", conta a mãe. "Com isso, sempre estamos em busca de novas obras", diz.

"A biblioteca tem, hoje, condições de atender públicos diversificados; e ainda é procurada por estudantes que querem complementar pesquisas e por pessoas que gostam do ambiente tranquilo para o estudo", afirma a responsável pela biblioteca Rubens do Amaral, Marlene Umbelina Martinez Rodrigues.

De acordo com dados atualizados desta biblioteca, 21.138 araçatubenses - aproximadamente 10% da população - estão cadastrados, somente nesta unidade, para o empréstimo de obras. Marlene afirma que cerca de 5 mil pessoas passam, por mês, pelo lugar, para consultas e busca por livros.

Uma procura que poderia ser maior se houvesse mais consciência sobre a importância da leitura. "Trata-se de uma atividade que engrandece a pessoa intelectualmente e emocionalmente", comenta o professor de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, Carlos Eduardo Brefore Pinheiro, coordenador de uma escola particular de ensino fundamental e professor de gradução.

O especialista destaca a necessidade de empenho e dedicação no ato de ler. "A leitura é um exercício, precisa ter metas, a curto e longo prazos", destaca. "Sabemos que existem vários níveis de leitura e para alcançar o estágio no qual ela se torna um prazer, é preciso praticar", ensina.

Por isso, o professor ressalta, é necessário especial estímulo na infância, para o desenvolvimento de adultos leitores. "Vale lembrar que essa habilidades capacita o indivíduo para ações do dia a dia, para leituras nas entrelinhas, percepções diferenciadas e o exercício da cidadania", destaca Carlos Pinheiro.

LEIA

Hoje, Dia Nacional do Livro, é uma boa data para dar início a um programa de aperfeiçoamento à leitura. Existem várias opções de projetos de responsabilidade social que podem contribuir para esse propósito. Algumas entidades mantêm espaços para essa atividade e disponibilizam obras literárias e periódicos para a população.

O projeto "Livro para todos", coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, conta com 19 pontos de distribuição. Neles, os responsáveis deixam obras diversificadas à disposição da população. A ideia do projeto é que os leitores levem o livro para casa e, depois, devolvam no mesmo local, que deve ser de seu fácil acesso.

Entre os pontos estão algumas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), como a do Jardim Planalto; o 1º Cartório de Notas e Protestos, empresas comerciais de vários pontos da cidade além da própria secretaria de Cultura.

O "Livro para todos" precisa, permanentemente, de doações de livros, que podem ser feitas na própria Secretaria Municipal de Cultura (rua Anita Garibaldi, 75, Centro) ou nos pontos de distribuição, identificados com um cartaz que destaca o nome do projeto. O telefone para informações é o (18) 3636-1270.

A leitura e consulta a obras literárias também podem ser realizadas por meio do projeto "Leitura livre", do Sesc (Serviço Social do Comércio). A entidade disponibiliza revistas e jornais em sua sede em Birigui e na sala de leitura do Polo Avançado em Araçatuba. Neles, há uma estante que reúne as publicações disponíveis, inclusive livros. A consulta pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Em ambas as cidades, não é permitido retirar as obras da central de atendimento. O Pólo Avançado do Sesc em Araçatuba fica na rua José Bonifácio, 39, no centro. Em Birigui, o Sesc fica na travessa Sete de Setembro, 05, Vila Xavier. Informações (18) 3608-5400 ou (18) 3642-7040.

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) permite que a população utilize os serviços de sua biblioteca. Basta fazer uma inscrição para realizar o empréstimo. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, na sede da instituição, na avenida João Arruda Brasil. 500.

Em Araçatuba também há iniciativas de empresas privadas que fomentam a leitura. Os interessados devem buscar informações nas bibliotecas de escolas, entidades e empresas particulares.

Matéria publicada em 29 de outubro de 2009

Fonte: Folha da Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário