sábado, 31 de julho de 2010

Leitura e Bebês

Ler em voz alta é tornar-se um encantador de histórias. Com isso em mente, prepare e pratique o que vai ler.
Você vai se surpreender com a atenção que um bebê presta a uma leitura em voz alta. Assim como a gente fala com a criança antes que ela saiba o que as palavras significam, deve-se ler para ela. Isso distrai, faz rir, facilita a aprendizagem da fala e forma uma base para perceber que existem algumas formas de comunicar que são mais ricas e caprichadas do que outras. Pense numa programação específica de leitura para bebês em sua Biblioteca. Descrevemos aqui algumas dicas extraídas do Passaporte da leitura Brincar de Ler, com pesquisa e texto de Maria Betânia Ferreira, da Pingo é Letra. Também desenvolvemos uma imagem que você pode reproduzir e divulgar amplamente em sua comunidade. Acesse o portal do Ecofuturo http://www.ecofuturo.org.br/, para download.

À prova e ao gosto do bebê

Existem livros de materiais que resistem à água, aos tombos, aos puxões… Agradáveis ao tato, sonoros… Para agradar ao gosto e se ajustar à idade, os livros com ilustrações de cores vivas e contrastantes funcionam melhor para atrair a atenção; um tamanho que o bebê dê conta de segurar e nada de muito peso também ajudam. O bebê vai fazer com o livro a mesma coisa que faz com os outros objetos (até mesmo tentar comêlo!), e é isso mesmo o que se espera!

Quietinho com um livro? Nem pensar! Ele precisa de movimento. Tem gente que, nessa fase, começa a formar na criança a ideia de que leitura é uma coisa chata, ao exigir silêncio e imobilidade de um serzinho que é movimento puro.

Rápido, simples, frequente

O tempo de atenção nessa fase é curto. Por isso, é bom ler coisas curtinhas e simples.

Carinho

A atmosfera de conforto e carinho é essencial para criar uma disposição de alegria com relação à leitura. Criança pequena é uma verdadeira esponja, e o adulto é capaz de ficar tão animado que vai querer começar a ensinar a contar e a memorizar as letras do alfabeto. Deixe essa parte de lado nas sessões de leitura com os pequenininhos!

Se você vai ler para grupos

O texto escrito, deitado, ao som da voz se levanta e caminha. Elsa Triolet

 Pense, antes de mais nada, no que você quer trazer ao público com a sua leitura: Interesse? Informação? Esclarecimento? Diversão? Emoção?

Se possível (e é claro que é possível!), fascinação! Com a sua voz, a palavra do autor vai se levantar do livro e caminhar até as pessoas ali reunidas para escutar o que você lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário