quarta-feira, 30 de junho de 2010

Projeto de leitura apoia uso de diário

Autor: Redação JL

Desde pequena, a estudante Larissa Sandy Medeiro, de 10 anos, passou a relatar todos os seus segredos em um caderno de anotações. Considerado seu amigo inseparável, o diário de Larissa hoje está repleto de confissões. "Peguei gosto pela escrita e pela leitura assim, registrando em meu diário as experiências do dia a dia. Hoje, não consigo ficar longe dele", diz.

Considerado um gênero da escrita, o texto de diário foi inserido na grade curricular de 180 alunos da 4º série da EMEIEF "Maria Apparecida de Luca Moore", localizada no Jardim Aeroporto. O projeto, denomidado de "Ler e Escrever", pertence à uma campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, como incentivo à leitura nas escolas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Alessandra Daniele Pascoto, desde o início do segundo bimestre, os alunos passaram a redigir textos em primeira pessoa, relatando a rotina na escola, em casa e com os amigos. Na manhã de ontem, a escola distribuiu um diário para cada aluno para selar o projeto.

Para ela, além incentivar a escrita, o diário servirá também como um amigo para dividir as alegrias e tristezas, bem como de um momento de reflexão. "Trata-se de um exercício que propicia privacidade e cultiva a criatividade", observa a coordenadora.

Da mesma opinião, a professora Regina Helena Zacharias lamenta não ter tido a mesma oportunidade ainda quando criança de ter um diário. No entanto, ela confessa que pretende iniciar um junto com os seus alunos. "Realmente é o nosso amigo fiel e inseparável, pois não é sempre que temos alguém do nosso lado para nos ouvir", argumenta.

CIENTÍFICO

Conforme a coordenadora, a partir do próximo bimestre, os alunos conhecerão novos gêneros da escrita, como o texto científico. O tema a ser abordado será sobre os olhares deles sobre o bairro que moram, com o título "Onde vivo?".

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