quarta-feira, 30 de junho de 2010

Projeto Cidade da Leitura em Limeira

"Cidade da Leitura" terá livros, ginástica e música

Em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, celebrado no dia 12 de outubro e instituído pela Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, e também ao Dia das Crianças, e ainda visando estimular o gosto e o hábito de ler em crianças, jovens e adultos, a Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias municipais, irá realizar nos dias 29, 30, 31 de outubro e 1º de novembro, no Parque Cidade, das 9h às 17h, o evento Cidade da Leitura com entrada franca e programação variada.

A maior atração ficará por conta do Bosque da Leitura, com livros amarrados por meio de fios nas árvores, onde na sombra do bosque os visitantes poderão \'colher\' seu livro e se deliciar com uma bela história. Serão disponibilizados cerca de 4 mil livros para o público infantil, jovem, adulto, braile e baixa visão, além de livros de escritores limeirenses doados pelo CPP (Centro do Professorado Paulista). Os livros serão distribuídos em 3 áreas: no Bosque Encantado e ao lado da quadra de basquete, livros infantis estarão pendurados nas árvores; já nos viveiros dos pássaros haverá livros para jovens e adultos.

Durante o evento, a Secretaria da Educação irá inaugurar a Casa de Histórias, com um teatro especial apresentado pelo Cemep (Centro Municipal de Estudos Pedagógicos). Os alunos da Rede Municipal de Ensino visitarão o local nos períodos da manhã e tarde, e poderão desfrutar de várias atividades. O evento contará com apresentações e performances do Núcleo Cia. de Teatro que oferecerá contadores de histórias, animadores caracterizados como personagens da literatura infantil e um monólogo teatral com crônicas e poesias para adultos.

A Secretaria da Cultura disponibilizará espaço para troca de livros, apresentação de bandas musicais e outras atrações culturais. Toda infraestrutura de apoio, monitores, som, palco, segurança e logística contará com o empenho das secretarias municipais de Turismo e Eventos, Segurança Pública e Meio Ambiente. O Centro Educacional João Fischer Sobrinho disponibilizará livros em braile e para pessoas com baixa visão, além de intérpretes na língua de sinais (Libras) durante as apresentações. No dia 30 de outubro, sexta-feira, haverá duas apresentações do Coral Mãos que Encantam.

O evento é uma parceria das secretarias municipais da Educação; Turismo e Eventos; Cultura; Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades; Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal); Segurança Pública; Assessoria Geral de Comunicações; além do apoio de outros departamentos da administração municipal.

Estimular o hábito da leitura

O objetivo do evento é estimular o gosto e o hábito pela leitura tanto nas crianças quanto nos adultos. Organizado pela diretora do Departamento de Gestão de Suprimentos (DGS) da Secretaria da Administração, Cassiana Pessatti de Toledo, trouxe ainda a apresentação do Núcleo Cia. de Teatro. Vestidos de palhaços e caracterizados com personagens de histórias infantis, eles levaram a garotada aos risos.

Depois, junto com o prefeito, todos os visitantes e as crianças caminharam pelo “Bosque Encantado”. No passeio, a meninada sentou em pedaços de lonas que cobriam a folhagem seca que estava sobre a terra, para ouvir contos infantis narrados pelos integrantes da companhia.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, ressalta que o período de incentivo a leitura é importante, “pois desperta a atenção das pessoas”. “Sem esse trabalho não é possível a comunidade ter a valoração cultural”, destaca Mansur, ao afirmar que a ocasião também permite a inclusão social.

Para Silvio, a “Cidade da Leitura” é um sonho da Prefeitura, que se realiza para o município. “Toda cidade desenvolvida conquistou esse nome quando passou a investir na leitura”, completa. Silvio, na cerimônia, agradeceu aos professores e pais que dedicam uma parte do seu tempo para contar histórias às crianças, “afinal esse método proporciona o crescimento intelectual e criativo delas”.

4 mil livros nas árvores

O primeiro dia do evento conta com diversas atividades agendadas para toda tarde desta quinta-feira. A festa continua até o próximo domingo, 1º de novembro, no Parque Cidade, das 9 às 17h, com entrada franca e várias opções de lazer. Entretanto, a comissão organizadora avisa que a programação está sujeita a alterações.

Nas árvores do parque, cerca de 4 mil livros foram disponibilizados para o público infantil, jovem, adulto, braile e baixa visão. Obras escritas por autores limeirenses – que foram doados pelo Centro do Professorado Paulista (CPP) – também compuseram o cenário. Os livros foram distribuídos em 3 áreas: no "Bosque Encantado" e ao lado da quadra de basquete, onde se encontram os livros infantis; já nos viveiros dos pássaros os livros é destinada aos jovens e adultos.

A Secretaria da Cultura reservou um espaço para troca de livros e apresentação de bandas musicais, entre outras atrações culturais. A infraestrutura de apoio, como monitores, som, palco, segurança e logística contou com o empenho das secretarias municipais de Turismo e Eventos, Segurança Pública e Meio Ambiente, e demais secretarias municipais.

Espaço também para deficientes

O Centro Educacional "João Fischer Sobrinho" ainda cedeu livros em braile e para pessoas com baixa visão. Além de intérpretes na língua de sinais (Libras) para as apresentações.

A “Cidade da Leitura” apenas foi possível acontecer com o trabalho em conjunto desempenhado pelas secretarias municipais da Educação; Turismo e Eventos; Cultura; Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades; Ceprosom; Segurança Pública; e Assessoria Geral de Comunicações. Além do apoio de outros departamentos da administração municipal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Limeira
            123 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário