terça-feira, 22 de junho de 2010

Projeto Cidadão - Jeito criativo de proporcionar leitura

A S.O.S Pequeninos lança biblioteca itinerante com caixas plásticas que se transformam em prateleiras em cada local

Lu Dressano

Uma biblioteca itinerante terá início nas próximas semanas para despertar o desejo de leitura em 3,7 mil meninos e meninas de 25 entidades assistidas pela S.O.S Pequeninos. Uma doação de 600 títulos pelo Colégio Porto Seguro, de Valinhos, resultou na criação do Projeto Conhecer e o inusitado é a forma encontrada para andar com os livros e os filmes didáticos pedagógicos: tudo será acomodado em caixas plásticas que se transformarão em prateleiras no local a ser montado. “Como não temos um carro apropriado, esta foi a forma encontrada para levar e atender toda a comunidade”, resume a presidente da organização não-governamental, Stella Marcondes Martins.

A creche Tia Lea, no Jardim São Pedro, será a primeira a receber a novidade. Durante um mês, crianças com idade entre 3 e 6 anos terão a chance de começar a ampliar o universo de informações.Depois, a biblioteca muda de lugar. E para preparar os monitores de cada entidade, um curso de formação de biblioteca foi ministrado e envolveu 31 participantes. Os voluntários da S.O.S Pequeninos conseguiram ajuda com profissionais da área e até uma apostila foi elaborada para orientar as atividades.

Busca por valores

Há nove anos, quatro mães conscientes da importância da formação moral de seus filhos se juntaram para buscar fortalecimento em valores humanos. Passaram a incluir na rotina das crianças um dia para a discussão de temas como amor, solidariedade, respeito, ajuda e gratidão. Os encontros aconteciam na Igreja Nossa Senhora das Dores, no Cambuí. O grupo começou com sete crianças, em seis meses eram 25 e em um ano já contava com 45. Era o início da S.O.S Pequeninos.

A fundadora e presidente da organização é Stella Marcondes, uma “católica rebelde” como ela mesma se define. Arquiteta e mãe de três filhos explica: “Ajudar só meus filhos não resolvia mais. Em pouco tempo tive a sensação de que a minha família era muito maior e os benefícios que buscava para os meus quis estender a todos”. Para Stella, só a educação não basta para formar uma pessoa, há necessidade de uma busca espiritual, mas direcionada para a aplicação diária. “Isso é imprescindível para toda e qualquer pessoa que se sensibilize com as diferenças sociais e sonhe com um mundo melhor para todos”, acredita.

Noventa voluntários (com idade entre 13 e 60 anos), parcerias com empresas, a contribuição mensal de 40 sócios e mais os eventos promocionais formam a base solidária para atender cada entidade “naquilo que realmente precisam”, diz a fundadora. Este ano, as ações estiveram voltadas para reformas e melhorias nos espaços físicos. As 25 entidades recebem orientação de uma equipe técnica e o grupo voluntário ganha suporte e direção na identificação e consolidação das ações.

O núcleo de voluntariado conta também com a atuação dos jovens, “que desde cedo recebem informações e percebem a importância do social hoje. Eles podem promover mudanças mais rápidas e significativas”, aponta Stella. A participação da moçada gerou o Projeto Recreando, em que mensalmente são realizadas oficinas de teatro, de contadores de histórias, de esporte e de recreação. “Brincadeiras e diversão ajudam a passar valores éticos”, ressalta a fundadora.

Dia dos pequeninos

Para marcar o Dia das Crianças foi lançado em outubro do ano passado o dia dos pequeninos. A comemoração deste ano promete repetir um programa com festas e passeios oferecidos durante dois meses. As crianças até 18 anos são divididas em grupos e participam de atividades bastante diferentes de suas rotinas. “Vamos investir neste projeto para poder a cada ano apresentar algo mais às crianças e jovens e poder transformar em sorrisos uma realidade triste e sofrida”, diz empolgada a fundadora.

A biblioteca itinerante tem data marcada para setembro para iniciar as atividades. As crianças contarão com opções de leitura diversificada e as escolhas passam pela Coleção Pequenos Amigos, em que um dos títulos é O Golfinho; encontram uma fábula indígena recontada em O Melhor de Mim para o Melhor dos Mundos; as tradicionais de La Fontaine, entre outras.

AS ENTIDADES

Instituto Educacional Professora Maria do Carmo Arruda Toledo
Creche Santa Rita de Cássia/Ilce da Cunha Henry
Centro de Formação Semente da Vida
Lar Escola Jesus de Nazaré
Grupo das servidoras, Léa Duchovni de Campinas
Associação Campineira de Recuperação da Criança Paralítica
Instituto Dom Nery
Associação do Pão dos Pobres de Santo Antonio
Fundação Bezerra de Menezes
Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo
Serviço Social Nova Jerusalém
Associação Projeto Quero-Quero
Centro Educacional de Assistência Social Menino Jesus de Praga
Creche Gustavo Marcondes
Creche Mãe Luiza
Centro Educacional Integrado
Associação dos Amigos da Criança (AMIC)
Casa da Criança Madre Anastácia
Fundação Douglas Andreani
Grupo Comunitário Criança Feliz
Casa da Criança de Sousas
Associação de Educação do Homem de Amanhã
Creche Mãe Cristina
Núcleo Assistencial Gerônimo Mendonça
Lar Pequeno Paraíso

SAIBA MAIS

S.O.S Pequeninos

Av. Dr. Sílvio de Moraes Salles, 101, Cambuí- Fone: 3294-4772


Nenhum comentário:

Postar um comentário