quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que ler e onde

No quarto:

À noite quando as crianças pequenas já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem.

Em todas as idades o hábito de ler ou ouvir ler antes de dormir é muito positivo, pois os livros acalmam e dão serenidade, tornando-se uma excelente forma de acabar o dia.

Ofereça livros e organize uma biblioteca pessoal para a criança.


Na sala:

Inclua sempre uma caixa, um cesto ou uma estante baixa com livros na zona dos brinquedos, para que as crianças possam escolher os livros que querem ler ou observar.

Aproveite alguns momentos de pausa ou de convívio para apagar a televisão ler alto com as crianças.

Os adultos, sobretudo os pais e familiares mais próximos, são sempre modelos do comportamento das crianças. Procure dar o exemplo lendo livros, jornais ou revistas e vai ver que as crianças adquirem também esse bom hábito.


Na cozinha:

As crianças adoram envolver-se nas actividades dos adultos. Cozinhar pode ser uma maneira divertida de estar em família, de treinar a leitura e de aprender.

(Livros de receitas acessíveis às crianças)

No banho:

O momento do banho pode incluir livros de plástico ou de borracha.

Nos transportes:

Se anda com as crianças em transportes públicos, experimente levar um ou dois livros e aproveite para ler algumas páginas.

Se anda de carro leve sempre alguns livros para a criança ler ou ver sozinha.


Usar a biblioteca escolar:

Muitos jardins-de-infância e escolas têm serviço de empréstimo de livros. Informe-se junto dos educadores ou dos professores e incentive as crianças a usar os livros da biblioteca para ler em casa, manifestando o seu interesse em ler com ela os livros que possam ser emprestados.

Habitue as crianças a respeitar as regras da biblioteca.

Usar a biblioteca pública:

As bibliotecas públicas são muito acolhedoras e estão cheias de livros interessantes, para todas as idades. Visite a que fica mais perto da sua casa, ou do seu local de trabalho.

Nas bibliotecas o atendimento é muito agradável e o empréstimo é gratuito!

Experimente ir com os seus filhos. Nas bibliotecas há sempre uma zona própria para crianças.

Requisite livros para ler em casa com os seus filhos. Vai ver que toda a família ficará cliente.

Visitar livrarias, supermercados e feiras do livro:

Visite livrarias, zonas de livros dos supermercados e feiras do livro com a criança e deixe-a mexer e observar os livros expostos.

Valorize a leitura oferecendo livros e habituando a criança a escolher e a oferecer livros aos amigos como presente.

Sempre que o jardim-de-infância, ou a escola, organizar uma feira do livro participe visitando-a com a criança ou permitindo-lhe que adquira um livro para enriquecer a sua biblioteca pessoal.

Convide-a a observar os livros e a folheá-los. Habitue a criança a escolher um ou alguns para levar para casa. Não force a escolha e depois leia com a criança os livros que ela própria escolheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário