quarta-feira, 2 de junho de 2010

O hábito de ler pode ser cultivado desde a infância

Regina de Assis, Mestra e Doutora em Educação e consultora em Educação e Mídia

Rio - O hábito de ler pode ser cultivado desde a infância. E para tanto, basta oferecer para as crianças opções de boa leitura. Que tal uma aventura escrita por Ruth Rocha? Ou as fantásticas histórias de Monteiro Lobato?

PERGUNTA E RESPOSTA

Meu afilhado tem 8 anos e não gosta muito de ler. Quero incentivá-lo e por isso gostaria que me sugerisse opções de títulos para idade dele e algumas dicas de como incentivá-lo? Margarida Almeida, por e-mail

Muito importante sua preocupação com seu afilhado e parabenizo-a por estimulá-lo a ler. Este é um de seus direitos mais importantes para que possa ser um verdadeiro cidadão: ler bem, ler criticamente, refletir, raciocinar, opinar, fazer escolhas, conhecer o mundo próximo e distante . Mas para um menino de 8 anos a leitura terá que ser sobretudo prazerosa e intermediada por adultos interessados, como você, sua madrinha. É muito bom ler para ele e também pedir que ele leia para você ou para os irmãos e amigos, caso os tenha da mesma idade.

Este hábito de socializar a leitura é muito agradável e pode ser bastante divertido, atraente e encantador. Há muitos autores brasileiros que merecem ser lidos por seu afilhado e sugiro alguns : Monteiro Lobato, Bartolomeu Campos de Queirós, Ruth Rocha, Eliardo e Mary França, Diléa Frate, Eva Furnari , entre outros. Visitar Bibliotecas Públicas, próximas de sua residência e livrarias que tenham livros infantis é sempre uma surpresa e um prazer renovado. Sucesso com estas leituras!

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário