segunda-feira, 21 de junho de 2010

O fantástico mundo da leitura

A leitura alia diversão e aprendizagem, além de deixar a criança mais comunicativa e segura.

Se é fato que para ser um bom escritor é preciso ler bastante, muitas crianças podem estar traçando, até mesmo sem pensar nisso, um caminho de sucesso para tornarem-se futuros autores de obras literárias.

Na era da informação e da diversão tecnológica como a televisão e a Internet, um prazer antigo e mágico permanece em muitas crianças: o gosto pela leitura. “Entrar” na história e viajar pelo universo fascinante de personagens engraçados, aventureiros e cheios de histórias para contar parece magia, mas é isso mesmo que a leitura pode proporcionar à garotada que se encanta e se delicia com o mundo informativo e cheio de surpresas dos livros.

“Não é por obrigação, é por prazer!” Assim é a rotina de leitura de Laleska Bianca de Carvalho Targa, 11 anos. Apaixonada pela leitura desde que começou a ser alfabetizada, Laleska conta que chega a ler três livros ao mês, dependendo da quantidade de páginas. “Tudo começou quando passei a freqüentar a biblioteca e a ver muitos livros cheios de figuras coloridas. Passei a lê-los cada vez com mais freqüência e me apaixonei por esse mundo de fantasias e informações. Hoje estou lendo, por indicação de minha professora, o livro de Bernardinho “Transformando suor em ouro”, de 200 páginas. Quando leio, sinto um gostinho de quero mais”, afirma.

Preparo

De acordo com a professora doutora em literatura portuguesa, Glória Maria Palma, uma criança leitora é saudável e está preparada para enfrentar as dificuldades da vida. Com a leitura, você pode conhecer outros mundos, adquirir experiências e conhecer muitos lugares através da sua imaginação, que tende a se desenvolver cada vez mais. Quer conhecer lugares mágico? Vá até a biblioteca da escola, empreste um livro de um amiguinho ou peça para a mamãe e o papai comprarem um para você e sinta o prazer de viver as aventuras dos personagens das histórias.

Para Cauê Michelassi Lara Bortoni, 10 anos, livros com histórias engraçadas são melhores e até os ajudam a dormir mais rápido quando está sem sono. “Quando eu era menor, gostava muito de ler gibis. Comecei com esse tipo de leitura que me despertou para outros livros”, diz.

No quarto, na sala ou no quintal ao lado da piscina. E pode ser durante o dia ou à noite. Ler é uma brincadeira para o esperto garoto que chegou a ler uma coleção completa, de cinco livros, em um mês.

“Ler é como brincar, é imitar a vida”, afirma Glória Maria. Ela ensina que, quando você lê, aprende muito e passa a ter mais experiências de vida. Mesmo não vivendo realmente, você experimenta o que o livro conta por meio da sua imaginação, e isso é capaz de tornar a criança mais forte.

2 comentários:

  1. Este site sobre tudo de leitura é muito bom,encontrei tantas informações que precisava...
    Ótimo mesmo.

    ResponderExcluir