quarta-feira, 16 de junho de 2010

Leitura para todas as idades - Características dos livros

6 a 12 meses:

Características gerais dos livros

Capa e folhas grossas, resistentes e laváveis (ex: cartão grosso, pano, esponja, etc.). Cantos arredondados. Com poucas páginas (4 a 6) fáceis de virar. Livros macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos. Livros interactivos, com partes móveis, agradam às crianças, mas não são resistentes.

Conteúdos

Objectos e personagens do quotidiano, cenas familiares ou reconhecíveis, por ex.: pessoas, animais, plantas, vestuário, alimentos.

Texto

Sem texto ou com palavras soltas (ex: substantivos) associadas a imagens ou com frases simples.
Sem narrativa.

Ilustração

Ilustrações ou fotografais coloridas grandes e nítidas. Regra geral sem perspectiva.
Bom contraste figura/fundo.
Figuras soltas e bem definidas.

Comportamentos dos adultos que estimulam o interesse pelos livros

Sentar a criança confortavelmente mostra-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc.
Repetir o nome de cada coisa ajuda a criança a ligar o som das palavras ao significado. Pedir-lhe que repita algumas palavras e identifique o que ouve ler, apontando as imagens. Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afectivos. Ajudar a criança a virar as páginas.
Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reacções para continuar ou parar.
Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.

12 a 24 meses:

Características gerais dos livros

Tamanho que permita à criança segurar e transportar o livro.
De cartão grosso, de pano ou plastificados. Resistentes e laváveis.
Pode incluir figuras a 3 dimensões, figuras para destapar (livro-jogo).

Conteúdos

Cenas nítidas e acções familiares: por exemplo, pessoas ou animais a dizer adeus, ou olá, a dormir, comer ou brincar.
Personagens simples (podem ser antropomorfizadas). Situações que introduzam alguns atributos dos objectos e dos seres.
Cada página vale por si (conta um episódio ou apresenta uma acção).

Texto

Com poucas palavras em cada página ou frases simples. Com rimas, versos e onomatopeias engraçadas e previsíveis. Pequenas narrativas.
Uso de rimas, cantilenas, etc.

Ilustração

Imagens ou fotografias coloridas que incluam outras crianças, brinquedos e objectos. Imagens com mais pormenor. Uso de diferentes texturas.

Comportamentos dos adultos que estimulam o interesse pelos livros

Dispor-se a ler, sobretudo quando a criança pede.
Ler e reler as palavras do livro. Conversar sobre as imagens e as cenas. Deixar a criança controlar o livro. Ajudar a criança a virar as páginas.
Apontar as imagens e perguntar onde está? … e deixar a criança apontar.
Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reacções para saber se deve continuar ou parar.
Aceitar o ritmo da criança que nesta idade ainda não aguenta muito tempo.
Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer ou comunicar.
Relacionar os livros com as experiências da criança.
Usar os livros nos momentos das rotinas, hora de deitar, banho, etc.
Perguntar “O que é isto?” e dar tempo à criança para responder. Fazer pausas e deixar que a criança complete a frase.
Muitas crianças já gostam também de ver o livro sozinhas.

24 a 36 meses:

Características gerais dos livros

Livros em vários formatos e tamanhos. Capas e folhas de cartão – mas também com páginas de papel.

Conteúdos

Histórias tradicionais e maravilhosas.
Personagens mais complexas e com maior interacção Livros cómicos.
Livros sobre crianças e famílias fazer amigos, alimentos, animais, camiões, carros, comboios e barcos.

Texto

Frases curtas. Narrativas que incluam já sequência temporal e espaços distintos e possibilidade de ser recontada pela criança.
Rimas, canções e textos repetitivos que possam aprender de cor.

Ilustração

Livros de palavras associadas a imagens.
Figuras do quotidiano mas também figuras surpreendentes.

Comportamentos dos adultos que estimulam o interesse pelos livros

Continuar a usar os livros nas rotinas diárias.
Ler na hora de ir para a cama.
Dispor-se a ler a mesma história muitas vezes
Perguntar “O que é isto?”
Relacionar os livros com as experiências da criança. Dar à criança papeis, lápis e canetas e incentivá-la a desenhar e escrever linhas imitando a escrita.

3 a 5 anos:

Características gerais dos livros

Livros com número crescente de páginas.

Conteúdos

Livros diversificados.
Histórias sobre crianças que são como eles e que vivem como eles, personagens que vão à escola e fazem amigos, mas também livros sobre diferentes lugares e diferentes formas de vida, histórias tradicionais, informativos, etc.

Livros que ensinam a contar, ensinam o alfabeto ou livros de vocabulário.

Texto

Uso de vários tipos de letra e fontes Livros com textos simples que podem memorizar.
Narrativas mais elaboradas que se podem desenvolver ao longo de várias páginas.

Ilustração

Sequência de episódios, cenários com mais detalhe que permitam à criança construir a história.
Uso da perspectiva e de jogos de luz/sombra.

Comportamentos dos adultos que estimulam o interesse pelos livros

Continuar a ler os livros preferidos e apresentar outros como surpresas agradáveis. Ler e reler ao ritmo do interesse.
Perguntar “O que aconteceu?” Incentivar a criança a escrever e a desenhar.
Deixar a criança memorizar e contar a história.
Conversar sobre livros.
Comparar imagens de dois livros que representam o mesmo objecto e falar sobre as diferenças de cor, tamanho, etc.

6 anos ou mais:

Características gerais dos livros

Livros diversificados e que permitam o treino da leitura individual e que a criança possa ouvir ler.

Conteúdos

Diversificados. Temas da vida da criança e de conhecimento do mundo:

* histórias familiares;
* contos tradicionais,
* histórias de animais;
* informações sobre vários temas;
* histórias alusivas á época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias, etc.

Texto

Textos variados:

* com pouco texto para ler sozinha e treinar a decifração;
* com texto mais longo para ouvir ler - narrativas e descrições mais complexas, envolvendo várias peripécias que se desenvolvem em capítulos.
* textos para descobrir sílabas, palavras e frases.

Ilustração

Livros com imagens coloridas, sugestivas, muito variadas mas que podem ser de menor dimensão.

Histórias em banda desenhada.

Comportamentos dos adultos que estimulam o interesse pelos livros

Manter as rotinas diárias.

Ler todos os dias. O apoio individual de um adulto na fase de decifração evita muitos problemas e torna a aprendizagem mais rápida e segura.

Ler alto e deixar que a criança descubra, e leia sozinha, palavras e frases que já conhece.

Completar frases e ajudar com as palavras que ainda não decifra.

Encorajá-la a ler cada vez mais. Ouvir ler e felicitá-la pelos progressos.

Fazer jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras, frases.

Ler histórias mais curtas, se a criança pedir, e histórias com pequenos capítulos.

Ler partes de histórias e deixar a continuação para o dia seguinte.

Continuar a ler as histórias preferidas e incentivá-la a conseguir lê-las sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário