segunda-feira, 1 de março de 2010

Penápolis quer incentivar leitura com Livrônibus

Lucas Belussi

Penápolis - A Secretaria de Educação de Penápolis prepara uma biblioteca ambulante para auxiliar e incentivar a leitura da população no próximo ano. O projeto do "Livrônibus" (nome em estudo) começou a ser elaborado e deve ser concluído em março de 2008.

A bibliotecária Solange Ruiz Chótolli prepara a lista de equipamentos que serão necessários para adaptar o ônibus ano 1981 que será destinado a essa função.

Devido ao projeto da biblioteca ambulante, a secretaria vai adquirir um novo ônibus e uma van que serão utilizados para o transporte escolar. O investimento aproximado será de 150 mil para o ônibus de 47 lugares e 80 mil para a van com 15 lugares. O processo licitatório será aberto na próxima semana.

O secretario de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, diz que a última manutenção do ônibus que deve ser usado para abrigar a biblioteca custou R$ 6 mil, mas por enquanto ele continua parado no pátio do almoxarifado da Prefeitura. Estima-se que cerca de R$ 18 mil já foram gastos no veículo. "Ele não serve mais para o transporte de estudantes. Para não virar sucata, decidimos implantar esse projeto que trará benefícios à população", revela.

O ônibus será totalmente reformado para virar biblioteca ambulante. Uma nova pintura também está prevista no projeto. A intenção é que ele atenda os bairros mais distantes do centro. De acordo com um estudo realizado, pelo menos 12 bairros devem ser atendidos pelo veículo.

A intenção é que o veículo fique estacionado em um ponto fixo de cada um dos bairros uma vez por semana. O acervo será formado por dicionários, enciclopédias, livros infanto-juvenis e romances que estão em reserva técnica na Biblioteca Municipal ou que serão adquiridos pela administração e por doação da população.

Segundo Solange, o custo de manutenção da biblioteca será pequeno, pois o motorista não precisará ficar em tempo integral no veículo e um estagiário treinado poderá orientar a população.

O custo total do projeto ainda não foi calculado.

No início da década de 90, Penápolis teve um projeto semelhante, que foi desativado devido a dificuldades técnicas. A biblioteca funcionava em um trailer.

FROTA - Os novos veículos da secretaria de Educação também trarão benefícios à rede de ensino municipal. A van que será adquirida substituirá a perua Kombi ano 2002 utilizada no transporte escolar dos alunos que residem em olarias e freqüentam escolas em período integral.

A perua Kombi será repassada à Cozinha Piloto para auxiliar no transporte da merenda. O novo ônibus será utilizado para o transporte de aproximadamente cem alunos que estudam no CEU (Centro de Educação Unificado) "Profª. Darcy Aparecida Buranello Marim", no bairro Silvia Covas. Este veículo percorrerá cerca de 60 quilômetros por dia, um total de 1,8 mil quilômetros por mês.

O último veículo adquirido pela Prefeitura foi no ano de 2002. Atualmente, o transporte escolar é realizado por 16 ônibus terceirizados e seis veículos próprios.
A Prefeitura vai utilizar um ônibus
que fazia transporte de alunos



Fonte: Folha da Região

Um comentário:

  1. lala ferreira passa tempo minas gerais -to fazendo uma pesquisa para a minha escola sobre pessoas que fizeram algo empressionante para ensentivar a leitura e pode ter certeza que ja achei o resultado da minha pesquisa ...vcs estao de parabens! vou recomendar um livro lindo...sonhos em amarelo ..e otimo beijus de lfs

    ResponderExcluir