segunda-feira, 8 de março de 2010

ICDL (International Children´s Digital Library): uma biblioteca de literatura infantil e juvenil digital

A ICDL (International Children´s Digital Library) é uma biblioteca de literatura infantil e juvenil digital, de caráter multicultural, com um acervo de cerca de 4.000 livros de diferentes países, línguas e tradições culturais. A ICDL foi desenvolvida pelo College of Information Studies da Universidade de Maryland, que mantém convênio de cooperação com a PUC-Rio para a criação de uma interface brasileira desta biblioteca digital através do Projeto ICDL-Brasil – uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica (SERG) do Departamento de Informática da PUC-Rio. A Cátedra colabora com a ICDL-Brasil, promovendo o intercâmbio de informações em literatura infantil e juvenil para o desenvolvimento de ferramentas de estímulo à leitura no Brasil.
Ao acessar a página da ICDL você encontrará:

1. Rigor científico: elaborado por uma equipe altamente qualificada.

2. Prazer de ler: pode ser usado por todos: crianças, pais, professores, bibliotecários.

3. Linguagem lúdica e interativa: permite vários modos de ler.

4. Experiências de aprendizagem individual e/ou coletiva por meio do livro eletrônico.: pode ser acessada de casa ou da escola.

A ICDL é uma riqueza que pode ser utilizada em diversas situações por crianças, pais, professores, bibliotecários. As crianças podem manter uma estante com os livros que mais gostem; Os pais podem extrair temas para ajudar a explicar lições importantes; Os professores podem utilizar o caráter multicultural da coleção para o ensino de línguas; E o melhor, qualquer pessoa pode acessar e abrir um livro para ler por prazer.

Acessar o ICDL: International Children´s Digital Library

Fonte: Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário