domingo, 28 de fevereiro de 2010

Projeto Banco de Livros: proposta da Fiergs e a Câmara Rio-Grandense do Livro

Daniel Feix | daniel.feix@zerohora.com.br

A partir de segunda-feira, uma grande campanha que inclui outdoors, comerciais de tevê e outras ações vai mobilizar os gaúchos a se dirigirem a um dos 1334 pontos de doação localizados nos quase 500 municípios do Estado e fazerem a sua parte para saciar a fome daqueles que gostariam de ler mas não têm acesso aos livros.

É a iniciativa proposta pela Fiergs e a Câmara Rio-Grandense do Livro que, em parceria com diversas empresas, entre elas a agência Escala, criaram o Banco de Livros.

— Com os volumes que arrecadarmos vamos montar bibliotecas em presídios, hospitais, creches, ou seja, em espaços que o governo não consegue alcançar — diz Waldir da Silveira, presidente da Câmara, lembrando que diversos municípios do Rio Grande do Sul não tem sequer uma biblioteca.

A meta, tão nobre quanto pretensiosa, pode ser atingida muito em função de uma sacada dos organizadores da iniciativa: Os Espiões, novo romance de Luis Fernando Verissimo, está finalizado e deve ser publicado pelo selo Alfaguara em dezembro. Mas será liberado antes, na íntegra, na internet, mais precisamente em http://www.livroinedito.com.br/.

Quando? Quando o contador das doações atingir meio milhão de livros e todos estiverem empilhados nos pavilhões mantidos pela Fiergs no bairro Sarandi, na Capital, prontos para triagem, conferência e divisão visando à formação das bibliotecas.

Como doar

— É bem simples: todas as agências dos Correios e da Caixa Federal, todas as loja da Panvel, do Zaffari e da Chevrolet e todos os estacionamentos Safe Park terão urnas de arrecadação.

— Se você quiser saber como anda o contador de doações, visite http://www.livroinedito.com.br/.

— Assim que a marca de 500 mil livros for atingida, Os Espiões, novo Luis Fernando Verissimo, estará à disposição para leitura na íntegra no site. Quer ser avisado, por e-mail, do exato momento em que o romance for disponibilizado? É só deixar seu endereço eletrônico no cadastro do sítio.

— Livroinedito.com.br  também contém outras informações sobre o projeto.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário