sábado, 20 de fevereiro de 2010

Leitura é importante para desenvolvimento de crianças e adolescentes

Cada título é um passaporte para conhecer um mundo novo
02/12/2009 (atualizado às 11:33)
Da Redação / Rodrigo Mansil

 Foto: Rodrigo Mansil














Estimular o hábito da leitura desde a infância é uma atitude importante. Pequenas ações que ajudam a criança melhorando criatividade, linguagem, vocabulário e principalmente escrita.

Guardados na prateleira eles são apenas objetos. Mas quando as páginas começam a ser folheada, o mistério que há em cada livro se revela. E não é qualquer história que agrada. O texto precisa conquistar o leitor.

Cada título é um passaporte para conhecer um mundo novo. O autor escreve a trama com início, meio e fim, mas o enredo nunca está pronto. Cada criança usa a imaginação para construir cenários e personagens.

Foto: Rodrigo Mansil














Pais e educadores têm papel importante para incentivar o hábito da leitura. Ouvir e contar histórias também é uma maneira manter vivos folclore, lendas e tradições.É importante aprender desde cedo e o ambiente para a leitura têm que ser estimulante e adequado.

Depois da leitura o mais legal é discutir a história com os amigos. Em um escola de Rio Preto, foi criado o clube do livro, onde todos tem oportunidade de participar. Com o passar do tempo a leitura vira um prazer. Daí para se tornar um escritor é só desenvolver o talento.

Giovanna e João Vitor estudam na mesma escola e entre uma aula e outra distribuem autógrafos. Os dois publicaram um livro em parceria, ele escreveu contos e ela buscou inspiração para fazer poesias.

Um comentário:

  1. Olá
    Fiquei encantada com o desfile das bibliotecas móveis. Sou funcionária de uma Biblioteca Pública, e um de nossos projetos para 2010 é o ônibus/biblioteca.Estamos em período de capacitação dos auxiliares de biblioteca, alguns de seus textos estão sendo lidos por todos nós.Parabéns pela vasta reunião de temas tão importantes.
    Adriana (biblioteca/Anchieta)

    ResponderExcluir